Nota para 3ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro

COMISSÃO ESTADUAL DOS GESTORES DE CULTURA – COMCULTURA RJ

Estimados Parceiros e Amigos da Cultura do Estado Fluminense:

Como participantes e incentivadores das duas Conferências anteriores, desejamos singular debate na 3ª Conferência Estadual de Cultura, quando é apresentada para consulta pública, a LEI DE ESTADO DE CULTURA (http://www.cultura.rj.gov.br/consulta-publica/lei-estadual-de-cultura), avançandona implantação do Conselho, Plano e Fundo Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Nós da Sociedade Civil, fortalecemos cada vez mais esta construção com nossa participação, onde cultura e direitos se institucionalizam.

Após dez anos de continua ação, encerramos em 2012 as atividades do Seminário Permanente de Politicas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com o DECULT SR3 UERJ. Entre as parcerias firmadas para execução das atividades da COMCULTURA RJ, desde 2001, agradecemos muito especialmente gestores públicos, agentes culturais, a Equipe do Decult, na UERJ, e o Setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa,Agradecemos ainda, a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ,  Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e InclusãoSECAD MEC.

Nos anos 2009, 2010 e 2011, destacamos o fundamental apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro - SEC RJ, e do Ministério da Cultura (Programa Cultura Viva-Secretaria da Cidadania Cultural ), quando foi organizado o projeto Pontão Rede Fluminense de Cultura, na soma das ações desenvolvidas(Seminário Permanente de Políticas Culturais, Encontros Regionais de Cultura, Documentário, Oficinas, e Publicações Série Políticas Culturais), sempre focadas na formação e capacitação no setor cultural, para melhor implantação de políticas culturais.Fechando a Série Políticas Culturais (DecultSR3 UERJ & COMCULTURA RJ), a publicaçãodo 6º Volume faz singular registro de trabalhos selecionados dos alunos das turmas 2010 e 2011 do Seminário Permanente de Políticas Culturais, comlançamento em breve (quando será disponibilizado os volumes anteriores, em forma digital).

Entendendo a necessidade de investimentos na formação em gestão cultural, com cursos que atendam as exigências do mercado profissional, parabenizamos a recente iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura RJ e do Ministério da Cultura, pela organização do Curso de Formação para Gestores e Agentes Culturais, o primeiro oficial do Estado, aplicado peloifht UERJ, com destacada modalidade semi-presencial(http://www.ifht.uerj.br/cultura). Importante ressaltar que a UERJ cada vez mais se habilita na efetivaçãode opções de formação no setor, onde a instalação do Curso de Graduação em Gestão e Políticas Culturais, oferecido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, é passo decisivo.

Pesquisa, históricos e registrosdas políticas culturais do estado fluminense, conheça as publicações da Série Politicas Culturais, ou visite: http://www.comculturarj.blogspot.com.br/A partir deste ano, obedecendo nossos Estatutos, está sendo dissolvida a pessoa jurídica da COMCULTURA RJ. Atuando como Movimento Livre, continuamos na construção de políticas culturais que desejamos para o Brasil, em especial, nas cidades do estado do Rio de Janeiro.

Fundição Progresso/Lapa - Rio de Janeiro, 27 e 28 de Setembro/ Em2013

Diretoria COMCULTURA RJ

Cleisemery Campos da Costa – Presidente/ Sônia Cardoso – Diretora/ Silvio Leal – Diretor / Ricardo Adriano – Diretor / Regina Barsi – Diretora