Aviso Turma 2011
* Até dia 05 Outubro, apresente RESUMO POR ESCRITO, uma lauda, com tema a ser desenvolvido de trabalho de curso, considerando sua escolaridade ( Projeto Cultural: Graduação em curso / Monografia: Graduação completa / Artigo: Pós Graduação). Não serão aceitos resumos enviados por e-mail. O acompanhamento dos trabalhos acadêmicos é acordado diretamente com o Professor( a ) Orientador ( a ). Cada aluno será encaminhado ao seu orientador, em função de tema abordado no trabalho de curso.
II Encontro Regional de Cultura – COMCULTURA
Na seqüência dos Encontros Regionais da COMCULTURA RJ,mantendo proposta de atuação destacada na Região Serrana, acontece no mês de OUTUBRO, na cidade de Cachoeiras de Macacu. Reunidos durantes dois dias em Boca do Mato, representantes do poder público e dos Pontos de Cultura, terão agenda de neste mês de outubro, avançando nos encaminhamentos para região, junto com o Ministério da Cultura, Secretaria Estadual de Cultura, CONLESTE e entidades culturais: AGUARDE seu convite e participe!
Vídeo Documentário / Ações Pontos de Cultura da Região Serrana Fluminense –CONVITE:
Em 2004 o Ministério da Cultura lançou o Programa Cultura Viva que selecionou “Pontos de Cultura” e “Pontões”em todo o Brasil buscando a construção de uma rede que formasse um todo expressivo da diversidade cultural brasileira. Participando deste programa o Pontão Rede Fluminense de Cultura prioriza ações na formação e capacitação de agentes culturais, desenvolve atividades em rede com outras entidades de gestão cultural, poder público, sociedade civil organizada, movimentos livres e Pontos de Cultura.
Acreditamos neste vídeo documentário, como instrumento voltado a contribuir para a conscientização que incentiva a valorização e preservação do nosso patrimônio, percebendo a tradição, a memória e o futuro na própria comunidade numa primeira instancia e numa perspectiva mais ampla, através da conexão em rede com um universo e pesquisas sem fim.... Então, convidamos alguns Pontos de Cultura da Região Serrana para participar, focando através de imagens, o mosaico de manifestações culturais com suas tradições e reinvenções de saberes desempenhando um papel educativo, social, e econômico do cenário cultural fluminense.
Consulta Pública PNC – Ministério da Cultura
Prezado(a) Senhor(a),
Tenho o prazer de convidá-lo(a) para participar de importante etapa do processo de implementação do Plano Nacional de Cultura: a Consulta Pública das Metas do PNC, que ocorre do dia 21 de setembro a 20 de outubro de 2011.
Aula 28 Setembro / Módulo II – Gestão Cultural e Patrimônio
Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura
do Estado do Rio de Janeiro - Edição 2011
Coordenação Decult SR3 UERJ & Comcultura RJ
Pontão Rede Fluminense de Cultura
Apoio: Fundação Casa de Rui Barbosa e Secretaria de Estado de Cultura RJ
Aula 28 Setembro / Módulo II – Gestão Cultural e Patrimônio
Faculdade de Formação de Professores - FFP UERJ - Auditório
* Rua Francisco Portela,1470 – Paraíso / São Gonçalo-RJ *
(em frente pracinha dos ex-combatentes)
13:20h Boas-Vindas
Profa. Dra. Maria Tereza Goudard – Direção FFP
Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de São Gonçalo
Conselho Municipal de Cultura de São Gonçalo
13:40h - Tema: EDUCAÇÃO E CULTURA
Profa. Dra. Flavia Barreto ( FFP UERJ )
15:20h - Tema: SISTEMA ESTADUAL DE MUSEUS
Superintendente Marcia Bibiani – SEC RJ
Mostra-Exposição: Artesãos, Artistas Plásticos, Pontos de Cultura Gonçalense
( Hall do Auditório )
ATENÇÃO!Alunos inscritos Turma 2011
Saída ÔNIBUS Portão 7 - UERJ Maracanã - 12:20h
Retorno UERJ Maracanã - 17h
O Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro - 2011,
é uma das atividades integrantes do Pontão Rede Fluminense de Cultura
Convênio SCC-MinC e Comcultura RJ
Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura RJ – Edição 2011
O Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na sua trajetória de curso de extensão ao longo de dez anos, além das metas acadêmicas exploradas nas aulas e encontros, provocou debates, estimulou outros, catucou situações estacionadas, e sobretudo, aglutinou agentes culturais do poder público e sociedade civil, em reflexões inéditas sobre políticas culturais no estado do Rio de Janeiro, focando com gosto de estréia, diversas vezes, o olhar para suas cidades de origem.
O grupo de gestores públicos de cultura que buscou a organização do curso junto ao Decult SR3 UERJ, propondo sua própria capacitação, inexperientes que se enxergavam nos cargos ocupados nas Secretarias, Subsecretarias, Diretorias, Superintendências, Coordenações ou Assessorias Municipais de Cultura, fecham o ciclo atravessada uma década, com nova proposta e desafio para academia: a instalação do Curso de Gestão em Políticas Culturais, com titulação de Graduação ou Pós-Graduação, considerando a dinâmica Formação X Profissionalização, para oficialização da função de Gestor Cultural nos diferentes segmentos e postos de trabalho, nas esferas pública e privada.
Mantendo meta prioritária de atuar com instrumentos de formação, a Comissão Estadual dos Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – COMCULTURA RJ, encerra nesta Edição 2011, o funcionamento do Seminário, levando para as cidades a partir do próximo ano, modelo similar de aprendizado, em módulos compactos de cursos e oficinas de gestão cultural.
Agradecemos ao Departamento Cultural da Sub-reitoria de Extensão e Cultura – UERJ, pela fraterna e exitosa parceria durante estes anos. Agradecimento especial ao Setor de Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa - MinC, no cuidadoso trabalho conceitual do Programa, a cada ano. A todos os demais parceiros e apoiadores, em especial os gestores e agentes culturais das cidades fluminenses, alunos-protagonistas da ação, nossa expressão mais sincera de Parabéns. Sigamos! Cultura, processo, construção e história...
"... fica sempre a certeza de que se dormiu, se sonhou, acordou e fez" (Clarice Lispector)
Aula 21 de Setembro / Módulo II - Gestão Cultural e Patrimônio
Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura
do Estado do Rio de Janeiro 2011
Coordenação Decult SR3 UERJ & Comcultura RJ
Apoio e parceria Fundação Casa de Rui Barbosa e Secretaria de Estado de Cultura RJ
Local: Aldeia de Arcozelo - Paty do Alferes RJ
14h Tema -Turismo Cultural
Profa. Valéria Guimarães ( UFF )
ATENÇÃO TURMA 2011:
SAIDA para PATY DO ALFERES 9:45h
PORTÃO 07 ( SETE) UERJ MARACANÃ
Retorno 16h – Aldeia de Arcozelo X UERJ Maracanã
Outras informações: (21)2725-6084 / (21)9810- 4978
cursocomcultura@gmail.com
Aula 14 de Setembro / Módulo I – Cultura e Política Cultural
Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura
do Estado do Rio de Janeiro 2011- 10ª Edição
Coordenação Decult SR3 UERJ & Comcultura RJ
Pontão Rede Flumiense de Cultura
Apoio Fundação Casa de Rui Barbosa e Secretaria de Estado de Cultura RJ
Aula 14 de Setembro / Módulo I – Cultura e Política Cultural
Local: UERJ Maracanã – Bloco F, Auditório 33 ( TERCEIRO ANDAR )
1ª AULA / 13:20h Tema
Política Cultural: Conceito e histórico das políticas no Brasil
Profa. Dra. Lia Calabre ( FCDRB – MinC )
2ª AULA / 15:20h Tema
Política Cultural: Contexto atual do Estado Fluminense
Profa. Ms. Cleise Campos ( Comcultura RJ )
O Seminário Permanente de Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro - 2011,
é uma das atividades integrantes do Pontão Rede Fluminense de Cultura
(Convênio SCC-MinC e Comcultura RJ)
Registros: Aula inaugural 31 de Agosto
No auditório lotado, com alunos representando mais de 40 cidades fluminenses, e 36 Pontos de Cultura, a Décima Edição do Seminário UERJ & Comcultura RJ, foi um sucesso. A mesa de abertura registrou os dez anos da iniciativa, destacando a importância do curso como instrumento de capacitação de muitos trabalhadores de cultura. Entre os presentes: Lia Calabre, André Diniz, Marta Porto, representavam o Ministério da Cultura; Deputado Robson Leite, a Comissão de Cultura ALERJ; Mariana Várzea, a Secretaria Estadual de Cultura; Antenor Neto, a Gerência de Cultura da FIRJAN; Cascia Frade, o DECULT UERJ; Profa. Vera Kazen, os municípios; dois Pontos de Cultura ( de São Gonçalo, e Macuco ), representaram a sociedade civil; Maria Amélia Curvello e Cleise Campos, a Direção Comcultura RJ.
Assinar:
Postagens (Atom)